Seg, 18 de junho de 2018, 08:42

Definidos os vencedores do Hackathon UFS
Mais de 30 competidores se concentraram no Hospital Universitário de Aracaju durante o final de semana

Depois de cerca de 40 horas de confinamento dos maratonistas, foi divulgado na manhã de domingo, 17, o resultado final do Hackathon UFS, maratona cujo objetivo é propor soluções tecnológicas por meio da participação cidadã.

Mais de 30 competidores se concentraram no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), durante todo este final de semana, quando alunos, professores e servidores de diversas áreas do conhecimento, além de profissionais da área de Computação, se empenharam para desenvolver protótipos de soluções tecnológicas para oito desafios.

O primeiro lugar ficou com o desafio Divulgação de Ações e Pesquisas em Andamento no HU e na UFS. Douglas Déda, um dos componentes da equipe vencedora, não escondeu a satisfação por levar o primeiro prêmio.

“Desde sexta-feira estamos todos alojados no HU, trabalhando, pensando e propondo soluções. Eu não esperava o primeiro lugar, até porque é a primeira vez que participo dessa maratona. Fiquei muito feliz e quero agradecer pelo apoio de todos, desde a nossa equipe até o pessoal que proporcionou toda a estrutura para que pudéssemos trabalhar”, declarou Douglas, que é estudante de graduação do curso Sistemas de Informação.

O segundo lugar foi para o desafio Gestão Eletrônica das Ações e Programas de Bolsas na UFS, já o terceiro ficou com a equipe responsável pelo desafio Prevenção e Suporte aos Cidadãos Universitários do HU contra Doenças Depressivas. O primeiro grupo classificado recebe R$ 3 mil; o segundo, R$ 2 mil e o terceiro R$ 1 mil. Os prêmios são frutos de patrocínios privados.

Os demais temas classificados, nesta ordem, foram Identificação de Informações para o Portal de Dados Abertos; Controle e Monitoramento em Parcerias para Estágios; Otimização no Uso do Estacionamento do HU; Audiências Públicas Assíncronas e Uso Racional e Eficiente de Condicionadores de Ar.

Inovação tecnológica

A superintendente do HU-UFS, Angela Silva, prestigiou o evento, e foi uma das juradas. “A inovação tecnológica hoje é acessível a várias instituições, públicas e privadas. Não precisamos viajar até lugares como a Califórnia para conhecer soluções inteligentes quando temos, bem próximos a nós, soluções tão boas quanto as que estão lá fora. Todos os maratonistas, bem como os que participaram das mentorias e da organização do evento como um todo merecem os nossos aplausos”, afirmou a superintendente.

Para fazer a avaliação das apresentações, foram utilizados critérios para verificar o que seria o produto apresentado, se a solução cumpriria os objetivos propostos, para quem seria destinada, como seria executado o produto e quanto seria investido para a viabilização do projeto.

Participaram da equipe de jurados, além do próprio HU-UFS - por meio da sua superintendência e do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital -, representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese); Sergipe Parque Tecnológico; Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e do Núcleo de Empreendedorismo da UFS.

O Hackathon traz como destaque os principais pilares de Cidades Inteligentes: Educação, Comunicação, Gestão Ambiental, Governança, Insumos, Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança, entre outros. Nesta edição, o local escolhido para o início das atividades foi o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em Aracaju, uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No entanto, ainda haverá desdobramentos da iniciativa em outros campi da UFS.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Seg, 18 de junho de 2018, 08:49